terça-feira, 6 de março de 2012

Mulheres se movimentam em Campina Grande para saudar o Dia Internacional da Mulher dando um basta à violência de Gênero



O Dia Internacional da Mulher foi alicerçado nas lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e salários dignos, incorporando, posteriormente, outras reivindicações travadas contra as formas de opressão operadas pelo sistema patriarcal de gênero.
Um pouco de história - A referência ao mês de março para a alusão a um dia de luta das mulheres pode ser resgatada na história, quando, neste mesmo mês, nos anos 1857, 1867 e 1911, ocorreram manifestações nas ruas encabeçadas pelas trabalhadoras fabris de New York protestando contra a miséria dos salários e as péssimas condições de trabalho. A última data ficou conhecida pela força da movimentação, que arregimentou 20 mil mulheres marchando nas ruas em protesto, e pela crueldade da resposta dos capitalistas/patriarcais, que culminou na carbonização de 146 mulheres trabalhadoras de uma fábrica de algodão que se encontrava com as portas fechadas para impedir a saída das mulheres à manifestação. A referência histórica principal das origens do Dia Internacional da Mulher é a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin propôs uma resolução de instaurar oficialmente um dia internacional das mulheres. Finalmente, em 1952, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o 8 de março como Dia Internacional da Mulher.
A Violência de Gênero na Paraíba – Diante dos últimos fatos ocorridos no município de Queimadas, incorporando-se a isto as cifras de 23 mulheres assassinadas na Paraíba de janeiro a março de 2012, dados que renderam a nosso Estado a condição de 3º lugar no país em casos de violência contra a mulher, a mobilização do Dia Internacional da Mulher de 2012, planejada pelo Movimento de Mulheres e Feminista de Campina Grande, não poderia deixar de dizer um BASTA para a Violência de Gênero. Neste sentido, será realizada uma mobilização, no dia 07 de março de 2012, na Praça Clementino Procópio, a partir da 16:00 hrs, para manifestarmos nosso luto por todas as mulheres assassinadas, estupradas e violentadas no mundo.
Entidades promotoras: Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba, Grupo Flor e Flor: estudos de gênero/UEPB, CENTRAC, Associação das Trabalhadoras Domésticas.
Apoio: SINTAB, CA 8 de Março/Serviço Social/UEPB, MMM, AJURC, GAV, PROAMEV, Menina Feliz, CIPMAC, CUFA, UBM, Movimento Negro, AHCG, Colméias.
Para maiores informações entrar em contato com: Idalina Santiago 88632545; Mary 88937524; Madalena 88749950