sábado, 14 de maio de 2011

Curso de extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres abre inscrições

A Cunhã - Coletivo Feminista, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), convidam estudantes de graduação das áreas de Saúde, Educação, Serviço Social, Ciências Sociais, Psicologia, Direito e Comunicação Social, profissionais e/ou gestores que atuam em órgãos de políticas públicas e ativistas dos movimentos sociais e demais interessadas(os) a se inscrever no Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância (EAD).
O Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância tem como objetivos contribuir para a capacitação na temática dos direitos reprodutivos, ampliando o conhecimento sobre a realidade das mulheres e a violação de seus direitos neste campo e promover o debate sobre os papéis do Estado, sobretudo no campo das politicas públicas, e da sociedade civil organizada e outros sujeitos frente à criminalização das mulheres que recorrem ao abortamento no Brasil.
O Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância será coordenado pela Cunhã, em parceria com o NIPAM/UFPB o Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor/UEPB.
O Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância oferecerá um total de 150 vagas e terá carga horária total de 170 horas, sendo ministrado durante os meses de junho a setembro de 2011. Além das atividades online, o curso contará com três encontros presenciais, que acontecerão em João Pessoa e Campina Grande. A coordenação do curso se isenta de arcar com despesas de deslocamento dos cursistas de outros municípios e/ou estados para participação nos encontros presenciais.
Para a inscrição no presente processo seletivo, a(o) candidata(o) deverá ter concluído o ensino médio, ser graduando ou graduado dos cursos de Serviço Social, Direito, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Comunicação Social, ou da área de saúde, estar inserido em mecanismo de políticas públicas, participar de movimento social ou ter interesse no tema.
Ao se inscrever, a(o) candidata(o) deverá declarar conhecer e aceitar as condições estabelecidas neste Edital do Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres  – Modalidade Educação à Distância, das quais não poderá alegar desconhecimento.
As inscrições para o referido processo seletivo estarão abertas no período de 06 a 20 de maio de 2011. O/a interessado/a deverá enviar para e-mail cunhan@cunhanfeminista.org.br uma carta de intenção, com no máximo 36 linhas, fonte Arial 12, espaço 1,5, justificando o interesse no curso, as expectativas com relação ao curso e a ficha de inscrição anexa preenchida. Solicitamos que a (o) candidata(o) informe ainda se tem conhecimento prévio de ferramentas de internet, especialmente no que se refere à Modalidade Educação à Distância (EAD. Esta última informação irá colaborar com o primeiro módulo do curso, que visa capacitar tecnicamente as(os) cursistas  na utilização da plataforma moodle.
A lista com o resultados do Processo Seletivo dos candidatos(as) selecionados(as) será disponibilizada no blog da Cunhã (www.cunhanfeminista.org.br) a partir do dia 27 de maio de 2011. As (Os) candidatas(os) selecionados receberão um e-mail de comunicação da coordenação do curso com orientações sobre os procedimentos de matrícula.
A (O) candidato(a) cuja classificação final estiver dentro do limite de vagas deverá efetuar sua matrícula, em João Pessoa, na sede da Cunhã e em Campina Grande, na sede do Núcleo de Estudos Flor e Flor até 31/05/2011. A matrícula será efetuada mediante pagamento de taxa no valor de R$ 10,00 (dez reais). No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar diploma de ensino médio ou graduação, CPF e documento de identidade.
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do curso.
Maria Lúcia Lopes de Oliveira
Cunhã Coletivo Feminista
Gloria Rabay
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Idalina Santiago
Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)